PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trégua na Síria entra em vigor e combates cessam, diz ONG

09/07/2017 12h30

BEIRUTE E WASHINGTON, 9 JUL (ANSA) -As primeiras horas do cessar-fogo na região sudoeste da Síria não registram incidentes, informa a ONG Observatório Nacional para os Direitos Humanos na Síria neste domingo (9).   

A trégua começou a vigorar às 12h (6h no horário de Brasília) em uma área que compreende as cidades de Quneitra, Daraa e Sweida.   

O acordo de cessar-fogo foi anunciado na última sexta-feira (7) após uma reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o norte-americano, Donald Trump. O pacto é resultado de uma longa negociação, iniciada em dezembro do ano passado, e liderada por Rússia, Irã e Jordânia, com EUA e Israel participando dos debates.   

Essa é a enésima tentativa de trégua em uma área do país. No fim do ano passado, outra trégua foi acordada - sem a participação da coalizão ocidental - mas diversos incidentes foram registrados desde o início.   

"Nós negociamos um acordo de cessar-fogo em partes da Síria que salvará vidas humanas. Agora é hora de andar adiante e trabalhar de maneira construtiva com a Rússia", escreveu em sua conta no Twitter, o presidente Trump.   

A Síria está imersa em uma guerra civil há mais de seis anos e Rússia e Estados Unidos lideram suas próprias coalizões no país.   

Enquanto a primeira luta ao lado do presidente sírio Bashar al-Assad, a segunda considera o mandatário um "ditador" e atua de maneira independente. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional