Acidente aéreo na Etiópia mata célebre arqueólogo italiano
O secretário de Cultura da Sicília, o renomado arqueólogo Sebastiano Tusa, é um dos oito italianos mortos no acidente aéreo deste domingo (10) com um avião da Ethiopian Airlines, que fez 157 vítimas.
Tusa, 66 anos, comandava as políticas culturais da quarta região mais populosa da Itália desde abril de 2018, no governo conservador de Nello Musumeci. Ele também era professor de paleontologia na Universidade dos Estudos Freira Orsola Benincasa, de Nápoles.
"Estou destruído, é uma tragédia terrível na qual ainda não consigo acreditar. Perdi um amigo, um trabalhador incansável, um secretário de grande capacidade técnica e equilíbrio, que ia ao Quênia a trabalho. Um homem honesto e de bem, que amava a Sicília como poucos", disse o governador Musumeci.
Filho do também famoso arqueólogo Vincenzo Tusa, o italiano viajava para o Quênia, onde já havia estado em dezembro passado com sua esposa, Valeria Patrizia Li Vigni, diretora do Museu de Arte Contemporânea de Palermo. Ele participaria de uma conferência de arqueologia da Unesco.
A lista de oito italianos mortos no acidente aéreo também inclui dois homens e uma mulher que trabalhavam como voluntários de uma ONG de Bergamo que realiza ações na África.
Primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte disse, no Twitter, que "hoje é um dia de dor", ao comentar sobre a queda da aeronave. "No avião da Ethiopian Airlines que se acidentou após a decolagem em Adis Abeba, havia inclusive nossos compatriotas. Unimo-nos todos aos familiares das vítimas, dirigindo a eles nossos pensamentos", escreveu.
O avião da Ethiopian Airlines viajava de Adis Abeba a Nairóbi e caiu seis minutos depois da decolagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.