Topo

Acidente aéreo na Etiópia mata célebre arqueólogo italiano

Em Palermo (Itália)

10/03/2019 11h32Atualizada em 10/03/2019 13h38

O secretário de Cultura da Sicília, o renomado arqueólogo Sebastiano Tusa, é um dos oito italianos mortos no acidente aéreo deste domingo (10) com um avião da Ethiopian Airlines, que fez 157 vítimas.   

Tusa, 66 anos, comandava as políticas culturais da quarta região mais populosa da Itália desde abril de 2018, no governo conservador de Nello Musumeci. Ele também era professor de paleontologia na Universidade dos Estudos Freira Orsola Benincasa, de Nápoles.   

"Estou destruído, é uma tragédia terrível na qual ainda não consigo acreditar. Perdi um amigo, um trabalhador incansável, um secretário de grande capacidade técnica e equilíbrio, que ia ao Quênia a trabalho. Um homem honesto e de bem, que amava a Sicília como poucos", disse o governador Musumeci.   

O arqueólogo Sebastiano Tusa em foto de abril de 2018 - Reprodução - 13.abr.2018/Facebook/Sebastiano Tusa - Reprodução - 13.abr.2018/Facebook/Sebastiano Tusa
O arqueólogo Sebastiano Tusa em foto de abril de 2018
Imagem: Reprodução - 13.abr.2018/Facebook/Sebastiano Tusa

Filho do também famoso arqueólogo Vincenzo Tusa, o italiano viajava para o Quênia, onde já havia estado em dezembro passado com sua esposa, Valeria Patrizia Li Vigni, diretora do Museu de Arte Contemporânea de Palermo. Ele participaria de uma conferência de arqueologia da Unesco.   

A lista de oito italianos mortos no acidente aéreo também inclui dois homens e uma mulher que trabalhavam como voluntários de uma ONG de Bergamo que realiza ações na África.

Primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte disse, no Twitter, que "hoje é um dia de dor", ao comentar sobre a queda da aeronave. "No avião da Ethiopian Airlines que se acidentou após a decolagem em Adis Abeba, havia inclusive nossos compatriotas. Unimo-nos todos aos familiares das vítimas, dirigindo a eles nossos pensamentos", escreveu.

O avião da Ethiopian Airlines viajava de Adis Abeba a Nairóbi e caiu seis minutos depois da decolagem.