Topo

Novo presidente da Ucrânia anuncia dissolução do Parlamento

21/05/2019 10h09

ROMA, 21 MAI (ANSA) - O humorista Volodymyr Zelensky, de 41 anos, tomou posse nesta segunda-feira (20), em Kiev, como o novo presidente da Ucrânia e já anunciou em seu discurso inaugural a dissolução do Parlamento do país europeu.   

Apesar da sua inexperiência na política, Zelensky foi eleito em abril com 73% dos votos. O comediante assumiu o lugar de Petro Poroshenko.   

O recém-empossado presidente ucraniano anunciou a dissolução para conseguir antecipar as eleições legislativas no país, já que Zelensky não possui amplo apoio do atual Parlamento. O pleito estava previsto para acontecer em outubro, mas o comediante pretende adiantar para daqui a dois meses.   

No discurso de posse, Zelensky declarou que seu objetivo é conseguir o "cessar-fogo" em Donbass, localizada na região leste da Ucrânia, que enfrenta uma guerra civil entre forças de Kiev e grupos separatistas pró-Rússia. Além disso, o comediante também terá que lidar com os problemas econômicos do país.   

"Posso garantir que estou disposto a tudo para que nossos heróis não sigam morrendo. Não tenho medo de tomar decisões complexas.   

Estou disposto a perder minha popularidade e, se for necessário, o meu cargo para que a paz seja estabelecida", afirmou o humorista.   

O novo presidente ainda declarou que o primeiro passo que tomará "será o retorno de todos os prisioneiros ucranianos".   

Zelensky é o sétimo e mais jovem presidente da Ucrânia na era pós-soviética. O humorista é muito conhecido por ter interpretado o papel de chefe de Estado ucraniano em uma popular série de televisão no país.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Mais Internacional