Topo

Esse conteúdo é antigo

Após 4 casos de covid-19, Nova Zelândia põe cidade de Auckland em lockdown

Da Ansa, em Wellington

11/08/2020 08h37

O governo da Nova Zelândia impôs hoje um lockdown de três dias em Auckland, maior cidade do país, após a confirmação dos primeiros casos do coronavírus Sars-CoV-2 com origem desconhecida em 102 dias.

A primeira-ministra Jacinda Ardern, cuja popularidade disparou devido ao sucesso no controle da pandemia, disse que tomou a decisão após a descoberta de quatro casos de origem desconhecida dentro de uma mesma família em Auckland, cidade de 1,66 milhão de habitantes.

"Após 102 dias, temos os primeiros casos de covid-19 fora de estruturas de isolamento ou quarentena", declarou a premiê, acrescentando que o governo estava preparado para esse cenário.

Com 4,8 milhões de moradores, a Nova Zelândia acumula 1.570 contágios e 22 mortes na pandemia.

Isso representa índices de 32 casos e 0,5 óbito para cada 100 mil habitantes - para efeito de comparação, o Brasil tem 1.455 infecções e 48 mortes para cada 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde.

Devido ao sucesso no combate à pandemia, os neozelandeses puderam manter nos últimos três meses uma vida perto do normal, sem necessidade de distanciamento social e até com público em eventos culturais e esportivos.

Válido a partir de amanhã, o lockdown em Auckland é de "nível 3" e prevê restaurantes e bares fechados, a não ser para serviços de retirada. Os moradores devem ficar em casa, com exceção de trabalhadores de serviços essenciais, e usar máscaras ao sair na rua. Aglomerações com mais de 10 pessoas estão proibidas.

"Estamos pedindo para as pessoas em Auckland ficarem em casa para interromper a disseminação. Aja como se você tivesse covid", disse Ardern, que acaba de lançar sua campanha pela reeleição.