Convenção do Partido Democrata começa hoje, em formato virtual
O Partido Democrata inicia hoje a convenção que consagrará a chapa Joe Biden-Kamala Harris como adversária do presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, nas eleições de 3 de novembro.
O evento seria realizado em Milwaukee, no Wisconsin, mas vai ser feito de forma virtual devido à pandemia do coronavírus Sars-CoV-2, algo inédito na história das convenções dos grandes partidos americanos.
Wisconsin é um dos estados-pêndulos que decidiram a eleição em favor de Trump em 2016, como Michigan, Flórida, Pensilvânia, Arizona e Carolina do Norte. O discurso em que Biden aceitará a candidatura está previsto para 20 de agosto, também de forma virtual, em Delaware, sua base eleitoral.
A chapa Biden-Harris representa sobretudo a porção moderada do Partido Democrata, mas as alas mais progressistas prometeram se unir em torno do ex-vice de Obama para tirar Trump da Casa Branca. "É absolutamente imperativo que Donald Trump seja derrotado", disse o senador Bernie Sanders, derrotado por Biden nas primárias e que falará na convenção na noite de abertura.
Os ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama também discursarão, assim como Michelle Obama e Harris, primeira mulher não branca a disputar a vice-presidência dos EUA por um grande partido. Aos 55 anos, a senadora pela Califórnia é filha de mãe indiana e pai jamaicano e chegou a se candidatar para as primárias, mas desistiu ainda antes do início da disputa.
Apesar de falar para o mesmo público moderado que já vota em Biden, Harris tem mais apelo junto ao eleitorado jovem que o ex-vice-presidente de 77 anos.
"Aqui vai minha promessa para vocês: se eu for eleito presidente, sempre escolherei unir em vez de dividir. Vou assumir a responsabilidade ao invés de culpar os outros", escreveu Biden no Twitter, em claro recado a Trump.
Comícios
Em desvantagem nas pesquisas e acossado por uma pandemia que já matou mais de 170 mil pessoas no país, o presidente terá uma intensa agenda de eventos na semana da convenção democrata, passando por Minnesota, Wisconsin e Arizona.
No entanto, o principal compromisso será no dia 20, perto de Scranton, cidade natal de Biden, na Pensilvânia, e na mesma hora do discurso do candidato democrata. A convenção republicana está marcada para 24 a 27 de agosto, em Charlotte (Carolina do Norte), mas também sem público e com discursos feitos remotamente — Trump deseja inclusive fazer seu pronunciamento na Casa Branca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.