Haiti terá eleições para presidente em novembro
O conselho eleitoral provisório do Haiti anunciou ontem que o primeiro turno das eleições presidenciais, antes previsto para setembro, será realizado em 7 de novembro.
De acordo com o órgão, as votações para renovação do Parlamento e para o referendo sobre a reforma constitucional que institui um regime presidencialista pleno no país acontecerão no mesmo dia. Já o segundo turno do pleito para presidente ocorrerá em 23 de janeiro de 2022, junto com as eleições municipais.
A reforma constitucional era apoiada pelo presidente Jovenel Moise, assassinado em sua residência privada no último dia 7 de julho. Ele governava o Haiti desde fevereiro de 2017, mas vinha atuando por decreto pelo fato de o país não ter um Parlamento ativo devido a sucessivos adiamentos das eleições legislativas.
Até o momento, foram presas 44 pessoas acusadas de envolvimento no homicídio, incluindo 12 policiais haitianos, 18 mercenários colombianos e dois americanos. O ex-responsável pela segurança de Moise também foi detido.
O primeiro-ministro Ariel Henry, anunciado no cargo antes da morte do presidente, mas empossado somente depois do assassinato, prometeu restabelecer a ordem em um país assolado pela violência e garantir eleições seguras e confiáveis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.