Topo

Esse conteúdo é antigo

Ataque deixa morto e feridos na Cidade Velha de Jerusalém

21.nov.2021 - Forças israelitas ficam de guarda atrás de um perímetro de segurança no local de um tiroteio na cidade velha de Jerusalém - Menahem KAHANA / AFP
21.nov.2021 - Forças israelitas ficam de guarda atrás de um perímetro de segurança no local de um tiroteio na cidade velha de Jerusalém Imagem: Menahem KAHANA / AFP

Tel Aviv

21/11/2021 10h20

Um israelense morreu e pelo menos outros quatro ficaram feridos em um ataque a tiros perto da entrada da Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém, neste domingo (21).

De acordo com os serviços de emergência, a vítima, cuja identidade não foi revelada, é um homem de 30 anos e, entre os feridos, estão dois policiais e um civil, que está em estado grave.

O ataque ocorreu por volta das 9h (hora local) perto de uma das entradas da Esplanada das Mesquitas, que foi fechada pela polícia. No momento, os agentes descartaram a existência de um segundo homem-bomba, conforme relatado inicialmente.

A Esplanada das Mesquitas é um santuário conhecido pelos judeus como Monte do Templo e pelos muçulmanos como Nobre Santuário. Na parte externa fica o Muro das Lamentações.

Segundo as autoridades locais, a arma usada no atentado é uma metralhadora Beretta M12 e não um rifle Gustav, como divulgado inicialmente. O agressor, um palestino de 42 anos que morava em Jerusalém Oriental, foi morto pela polícia.

Após a ofensiva, o porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, considerou o ato como "um gesto heroico". "Nossa cidade Santa continuará a luta até que o ocupante seja expulso".

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, por sua vez, disse que, depois do ato, "houve uma resposta imediata" das forças de segurança que "neutralizaram o terrorista".