Topo

Esse conteúdo é antigo

Repórter palestina foi morta por comboio de Israel, diz jornal

11.mai.22 - A jornalista veterena Shireen Abu Akleh, do Al-Jazeera, foi morta a tiros enquanto cobria um ataque do exército israelense em Jenin, na cidade bíblica de Belém, na Cisjordânia - -/AFP
11.mai.22 - A jornalista veterena Shireen Abu Akleh, do Al-Jazeera, foi morta a tiros enquanto cobria um ataque do exército israelense em Jenin, na cidade bíblica de Belém, na Cisjordânia Imagem: -/AFP

21/06/2022 10h35Atualizada em 21/06/2022 11h44

A bala que matou a jornalista palestino-americana Shireen Abu Akleh, 51 anos, partiu da posição em que estava um comboio militar israelense, provavelmente de um soldado de uma unidade de elite, publicou o jornal "The New York Times" na noite desta segunda-feira (20) com base em provas recolhidas pelos repórteres por cerca de um mês.

Além dos documentos, a publicação usou vídeos publicados por testemunhas e pela imprensa, além de imagens de câmeras de segurança da área da ação militar.

Abu Akleh, que trabalhava para a emissora Al-Jazeera, foi morta no dia 11 de maio no campo de refugiados em Jenin, na Cisjordânia. Conforme a publicação, no local não haviam membros de grupos palestinos armados.

As análises conduzidas pelo "NYT" apontam que foram 16 os disparos contra o local onde Abu Akleh estava. A investigação contradiz a nota oficial das autoridades israelenses, que informavam que foram "apenas" cinco tiros disparados por "engano" por um soldado. No entanto, o jornal informa que não foi possível concluir se os soldados viram que a repórter e sua equipe estavam usando coletes de proteção com a palavra "Press" (Imprensa) escritos.

As conclusões do jornal vão ao encontro daquelas divulgadas pela Autoridade Nacional Palestina (ANP), que informou, em 26 de maio, que os projéteis usados eram de calibre 5,56mm usados em fuzis M4 - de fabricação norte-americana. Esse tipo de armamento é usado pelas forças de segurança israelenses.

Além de realizar uma investigação paralela, as autoridades de Israel pediram para fazer uma análise conjunta com os palestinos sobre o caso. Mas, o pedido foi negado pela ANP.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto tinha um erro de português no quinto parágrafo, que foi corrigido.