México propõe Papa como mediador entre Rússia e Ucrânia
O México vai propor às Nações Unidas a criação de um comitê formado pelo secretário-geral António Guterres, pelo papa Francisco e pelo premiê da Índia, Narendra Modi, para mediar uma solução para a guerra entre Rússia e Ucrânia.
A proposta foi discutida em uma reunião na última quarta-feira (31) entre o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e o embaixador do país na ONU, Juan Ramón de la Fuente.
"A iniciativa diz respeito à formação de um comitê que permita reforçar as ações de mediação e diálogo sobre o conflito na Ucrânia", disse o diplomata, citado pelo jornal El Economista.
Tal comissão seria "presidida por Guterres e integrada pelo premiê Modi, líder de um grande país que tem boas relações com todas as partes em causa, e pelo papa Francisco", segundo De la Fuente.
Ainda de acordo com o embaixador, Obrador determinou que a proposta seja levada à ONU até 20 de setembro, quando começa a próxima sessão da Assembleia-Geral. Em agosto, o presidente já havia proposto uma "trégua global de cinco anos".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.