Topo

Esse conteúdo é antigo

México propõe Papa como mediador entre Rússia e Ucrânia

Presidente e embaixador do México propõem comitê com secretário-geral da ONU, António Guterres, papa Francisco e o premiê da Índia, Narendra Modi - REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Presidente e embaixador do México propõem comitê com secretário-geral da ONU, António Guterres, papa Francisco e o premiê da Índia, Narendra Modi Imagem: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

01/09/2022 12h59

O México vai propor às Nações Unidas a criação de um comitê formado pelo secretário-geral António Guterres, pelo papa Francisco e pelo premiê da Índia, Narendra Modi, para mediar uma solução para a guerra entre Rússia e Ucrânia.

A proposta foi discutida em uma reunião na última quarta-feira (31) entre o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e o embaixador do país na ONU, Juan Ramón de la Fuente.

"A iniciativa diz respeito à formação de um comitê que permita reforçar as ações de mediação e diálogo sobre o conflito na Ucrânia", disse o diplomata, citado pelo jornal El Economista.

Tal comissão seria "presidida por Guterres e integrada pelo premiê Modi, líder de um grande país que tem boas relações com todas as partes em causa, e pelo papa Francisco", segundo De la Fuente.

Ainda de acordo com o embaixador, Obrador determinou que a proposta seja levada à ONU até 20 de setembro, quando começa a próxima sessão da Assembleia-Geral. Em agosto, o presidente já havia proposto uma "trégua global de cinco anos".