Papa abençoa bandeira do Rio Grande do Sul levada pelo prefeito de SP
O papa Francisco abençoou nesta quinta-feira (16) a bandeira do Rio Grande do Sul, estado duramente afetado por uma tragédia climática, levada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ao Vaticano.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito disse que entregará esta bandeira para "dar força aos nossos irmãos", que estão enfrentando um grande problema com as enchentes, além de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
"A cidade de São Paulo já está ajudando bastante, mas essa solidariedade e essa bênção do papa Francisco na bandeira com certeza vai abençoar muito esse estado que está sofrendo muito", declarou Nunes após o encontro.
O prefeito aproveitou o momento para presentear Francisco com bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de São Paulo; as camisas da seleção brasileira e do Palmeiras, que foi autografada pelo jogador Endrick; e imagens de Nossa Senhora Aparecida.
Por sua vez, o religioso, que doou 100 mil euros para ajuda humanitária aos desabrigados por causa das inundações no Rio Grande do Sul, retribuiu os presentes com dois terços.
"É uma alegria muito grande, como católico praticante, estar com o Santo Padre, o papa Francisco, porque nós estamos aqui a convite dele, para um congresso sobre meio ambiente, sustentabilidade e as questões das mudanças climáticas", afirmou o prefeito da capital paulista ao Vatican News.
Antes do encontro com o líder da Igreja Católica, Nunes participou de uma missa na Basílica de São Pedro, em memória do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), falecido em 16 de maio de 2021. O filho de Covas, Tomás Covas, estava ao lado do prefeito.
Nunes é um dos 20 prefeitos convidados pelo Vaticano para o seminário "Da crise climática à resiliência climática", onde ele reforçou a necessidade do comprometimento dos governantes para colocar em prática as ações necessárias para combater o aquecimento global diante das evidências apontadas pelos cientistas.
Durante seu discurso na última quarta, o prefeito apresentou algumas das ações implementadas na cidade de São Paulo, como a criação de uma Secretaria de Mudanças Climáticas, a ampliação da cobertura vegetal da cidade e a abertura de parques, além da criação do Plano Municipal do Clima, o PlanClima.
"Há quatro anos nós pretendíamos chegar a 50% de área de cobertura vegetal. Nós chegamos hoje, depois de quatro anos, a 54% de área de cobertura vegetal. O PlanClima nos dá todo o balizamento e as diretrizes daquilo que nós devemos fazer com responsabilidade e de forma articulada com todas as secretarias", afirmou.
"Chegamos agora em 114 parques, inaugurei cinco nesses anos em que estou na Prefeitura e neste ano inauguro mais cinco", disse ele.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.