Topo

Ligação de menina de 4 anos para serviço de emergência salva vida de mãe

18/11/2016 19h31

Uma menina britânica de 4 anos salvou a vida da própria mãe ao telefonar para o serviço de emergência da Inglaterra.

"Alô, aqui é da polícia. Como posso ajudar?", pergunta o atendente do serviço de emergência.

"Minha mamãe ainda não respondeu. Não sei por quê. Ela não responde", diz Suzie McCash.

"O que a sua mamãe está fazendo agora?"

"Ela só está sentada no sofá sem fazer nada."

A emergência ocorreu há cerca de um mês.

A menina estava em sua casa na cidade de Tynemouth, no interior da Inglaterra, quando sua mãe sofreu um choque anafilático.

"A reação alérgica foi severa, tudo aconteceu muito rápido. Não deu tempo de chamar o serviço de emergência. Em ocasiões anteriores eu havia conseguido chamar", disse Rowena McCash, a mãe de Suzie.

A menina contou à BBC o que se lembra daquele dia.

"Eu sei chamar o 999 (telefone de emergência da Grã-Bretanha). Minha mamãe me ensinou. Mas não sabia o que mais eu tinha que fazer."

Os pais de Suzie haviam dito antes à menina que, se alguém tivesse algum problema e não houvesse adultos perto, ela teria que procurar um telefone e chamar o serviço de emergência.

'Fantástica'

Adam Hall, o atendente da polícia que recebeu a chamada, se disse surpreso com as informações fornecidas por Suzie.

"Ela foi fantástica, do início ao fim. Nos deu informações precisas. Mencionou até a palavra anafilático, não sei como uma menina de quatro anos sabe isso".

Rowena conta que está extremamente orgulhosa de sua filha e que sempre soube o quanto ela é inteligente. Mas que o ocorrido a impressionou muito.

"Me disseram que fiquei um tempo sem respirar. Lembro do momento em que tudo começou e vagamente da ambulância. Não muito mais que isso. Não me lembro de ter escutado Suzie fazer a chamada".

Jamie Frend, o paramédico que tratou Rowena antes dela ser transferida para o hospital, disse que a menina fez um dos resumos mais sucintos e profissionais que ele já recebeu.

"Ela me disse que sua mãe provavelmente teve uma reação a algo, que havia tomado sua medicação duas vezes, mas que não havia funcionado", disse ele.

"Também me explicou como sua mãe estava antes da chamada ao 999 e durante o telefonema, o que permitiu que eu soubesse muito bem o que estava acontecendo."

Prêmio

A superintendente do departamento de polícia local, Nicola Musgrove, disse que a mãe teria morrido se Suzie não tivesse agido de forma rápida.

A menina ganhou um prêmio por seu feito: uma visita ao centro de emergências da polícia.

Ela pôde escutar a sirene de um veículo de emergência e ganhou um certificado.