Como é a perigosa operação de resgate de meninos presos em caverna na Tailândia
Equipes de emergência reiniciaram nesta segunda-feira a operação para resgatar um grupo de meninos e seu treinador de futebol presos em um complexo de cavernas na Tailândia.
A operação teve início no domingo, quando quatro deles deixaram o local e foram levados para um hospital, segundo autoridades, “em boas condições de saúde”.
Suas identidades, porém, não foram reveladas.
O grupo está dentro da caverna desde o dia 23 de junho, depois que fortes chuvas inundaram o local e bloquearam a saída.
Com novas chuvas e o risco de o nível da água voltar a subir, o resgate, que poderia demorar meses - até que as condições do percurso melhorassem - acabou sendo antecipado.
Os 12 meninos e o técnico foram encontrados por mergulhadores na semana passada. Eles estavam famintos, mas sem ferimentos graves.
A retirada deles pode durar entre dois e três dias, segundo as autoridades. A rota de saída tem 4 km de distância e vários trechos submersos.
Para sair do local - localizado a mais de 800 metros abaixo do solo - eles precisam andar nas rochas, caminhar na água, escalar e mergulhar - tudo na completa escuridão - com o auxílio de cordas colocadas ao longo de todo o percurso para guiá-los.
Segundo o governo tailandês, que divulgou o plano do resgate, os garotos foram divididos em quatro grupos e serão transportados um a um. O treinador estará no último grupo.
A BBC mostra, neste vídeo, como acontece o resgate.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.