Seis temas indigestos para o jantar de Trump com a rainha
Presidente americano iniciou nesta segunda-feira uma visita de três dias ao Reino Unido, para comemorações do Dia D; de aquecimento global a insultos, veja o que pode criar tensões durante a visita.
O presidente americano Donald Trump inicia nesta segunda-feira uma visita de três dias ao Reino Unido em meio à comemoração dos 75 anos do chamado Dia D, em 6 de junho de 1944, quando tropas aliadas lançaram na França, pelas praias da região da Normandia, uma vitoriosa ofensiva que ajudou a virar o jogo contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
A comemoração da aliança militar simboliza um dos principais pilares da chamada "relação especial" entre britânicos e americanos e é um dos poucos temas fora de polêmicas na pauta entre os dois países.
No Reino Unido, a viagem de Trump - que faz sua primeira visita de Estado ao Reino Unido - e sua família tem o primeiro dia marcado por um banquete oferecido pela rainha Elizabeth 2ª, de 93 anos, no Palácio de Buckingham.
Segundo observadores, a oportunidade de ser recebido pela realeza britânica tende a colaborar com a popularidade de Trump de olho na reeleição em 2020. No pomposo jantar, há regras como a de não continuar comendo após a monarca terminar sua refeição, mas as reais polêmicas com risco de causar "indigestão" estão em outras sete áreas:
1. Megan Markle
A esposa do príncipe Harry foi alvo de um comentário gravado em que Trump se refere à então atriz como "desagradável" (nasty). Na entrevista ao jornal The Sun, ele comenta declarações de Markle, que durante as eleições de 2016 sugeriu que poderia se mudar para o Canadá se Trump vencesse e chamou o então candidato de "misógino e divisivo".
Segundo o tabloide britânico, Trump respondeu: "Não sabia disso (das declarações). O que posso dizer? Não sabia que ela era desagradável". Trump acrescentou ter certeza de que ela desempenharia muito bem seu papel na realeza. Mas, pelo Twitter, no domingo, Trump negou ter falado sobre Markle.
Markle deu à luz o primeiro-filho do casal, Archie, há quatro semanas e não participará de nenhum dos compromissos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.