Topo

Sete de Setembro teve tumultos em 11 capitais brasileiras

08/09/2013 13h07

Protestos marcaram comemorações do Dia da Independência em 24 estados, alguns deles, seguidos de confrontos. Mais de 300 pessoas foram presas. Tradicionais desfiles militares foram alterados neste ano.

As comemorações do Dia da Independência foram marcadas neste sábado (07/09) por protestos em ao menos 24 estados do país. Houve tumultos em pelo menos 11 capitais brasileiras, que terminaram com mais de 300 pessoas presas.

VOCÊ MANDA

  • Carlos Sodré/Vc Manda/UOL

    O internauta Carlos Sodré fotografou confronto entre a Tropa de Choque e manifestantes em frente à Prefeitura de Belém

Depois dos protestos que, desde junho, levam milhares de brasileiros às ruas, era certo que as comemorações do 7 de Setembro deste ano fossem marcadas por manifestações. Entre as reivindicações estavam o fim do voto secreto no parlamento, punição de corruptos e mais verbas para saúde e educação. Entretanto, a participação foi considerada menor que a verificada no auge dos protestos de junho, quando até 1 milhão de pessoas foram às ruas.

Os tradicionais desfiles cívico-militares que todos os anos acontecem quase que simultaneamente em várias cidades, sofreram alteração: alguns foram encurtados, mudaram de percurso, muitos tiveram o policiamento reforçado e público passou por rigorosa revista.

Apesar de toda a preparação das autoridades, em algumas cidades, os desfiles foram superados pelas manifestações. No Rio de janeiro, manifestantes chegaram invadir o espaço reservado para as tropas e foram contidos por parte dos 2.200 policiais destinados ao local do desfile.

“Quando houve a ameaça à tropa do Exército fizemos o cordão de isolamento, e o desfile prosseguiu sem maior consequência. Só é lamentável que algumas pessoas tenham se manifestado violentamente e não tenham compreendido que estávamos comemorando uma festa para o país e que ali estavam famílias”, disse o assessor de imprensa do Comando Militar Leste, coronel Roberto Itamar.

Os protestos no Rio de Janeiro entraram pela noite e houve confronto entre manifestantes e policiais na frente do Palácio Guanabara, sede do governo do estado. Muitos integravam o chamado black bloc, vestidos com roupas pretas e com os rostos cobertos. Eles são apontados como responsáveis pelos atos de vandalismo registrados em protestos anteriores.

$escape.getHash()uolbr_voceMandaAlbumEmbed('6700457','Protestos pelo Brasil', '', '{$escape.getQuote()link$escape.getQuote():$escape.getQuote()http://noticias.uol.com.br/voce-manda/2013/09/06/protestos-pelo-brasil.htm$escape.getQuote(),$escape.getQuote()classes$escape.getQuote():$escape.getQuote()$escape.getQuote()}' )