Topo

Confrontos entre policiais e criminosos deixa 6 mortos no oeste do México

De Guadalajara

24/12/2012 20h30

Uma onda de violência deixou pelo menos seis pessoas mortas nesta segunda-feira (24), cinco delas carbonizadas, em diversos municípios nos limites de Jalisco com Michoacán, no oeste do México, informaram as autoridades.

Fontes das forças de segurança municipais e do estado de Jalisco disseram à Agência Efe que nesta segunda-feira (24) foram encontrados no município de Pihuamo carbonizados os corpos de cinco pessoas, entre as quais quatro seriam policiais desaparecidos no domingo (23).

Os corpos foram achados na ponte El Salitre dentro de uma patrulha na qual os agentes foram supostamente sequestrados.

As fontes afirmaram que os policiais municipais foram atender uma denúncia quando foram parados por homens armados que vestiam roupa de tipo militar que abriram fogo contra o veículo no qual viajavam os agentes para depois levá-los.

Após o desaparecimento, militares e agentes da SSPJ (Secretaria de Segurança Pública de Jalisco) patrulharam a área sem encontrar os policiais até a manhã desta segunda, quando se depararam com a caminhonete queimada.

Apesar dos indícios de que quatro corpos pertencem aos policiais desaparecidos, a SSPJ deverá esperar que o serviço médico legista confirme a identidade das vítimas.

Em outro fato ocorrido no município de Ayotlán, também em Jalisco, um policial morreu e dois ficaram feridos em um confronto com o crime organizado.

De acordo com as primeiras investigações, perto da meia-noite, um grupo de homens armados atacou o comando da Polícia municipal ferindo um agente.

Enquanto os companheiros levavam o colega para um hospital, os agentes foram atacados a tiros em vários pontos da estrada, o que deixou outros dois policiais feridos e ainda causou a morte do que já estava machucado.

Na madrugada deste domingo, integrantes do crime organizado já haviam atacado a tiros policiais de vários municípios dessa região limítrofe, entre eles Ayotlán, nos quais sete policiais e um criminoso morreram. Em nenhum dos confrontos houve detidos.