Começa a primeira Cúpula Celac-UE em Santiago do Chile

Santiago do Chile, 26 jan (EFE).- A primeira Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE) começou neste sábado em Santiago do Chile.

Estão presentes na cúpula cerca de 40 chefes de Estado e de governo dos dois continentes, entre outros, a presidente Dilma Rousseff; a chanceler alemã, Angela Merkel; o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy; e os líderes do Chile, o anfitrião Sebastián Piñera; do México, Enrique Peña Nieto; e da Colômbia, Juan Manuel Santos.

Também está em Santiago Raúl Castro, o primeiro líder de Cuba que viaja ao Chile desde 1971, com a visita de seu irmão Fidel e antes do golpe de Estado de Augusto Pinochet.

A grande ausência é a do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que se recupera de sua última operação de um câncer, em Cuba, apesar de ter sido o idealizador da criação da Celac, nascida em dezembro de 2011 em Caracas.

"Em nome do governo e do povo do Chile queremos recebê-los de braços abertos", disse o presidente Sebastián Piñera, que destacou o fato de que esta é a primeira vez que os países da América Latina vão em bloco a uma reunião com seus parceiros europeus.

A reunião começou com um coro de crianças entoando o hino nacional chileno e com um vídeo de boas-vindas de chilenos que vivem em diferentes regiões do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos