EUA abastecerão em voo aviões franceses na ofensiva do Mali

Os Estados Unidos abastecerão em voo aviões franceses durante a operação militar no Mali, informou neste sábado (26) o Departamento de Defesa americano em comunicado.

A decisão do Pentágono aconteceu depois da conversa por telefone mantida entre o secretário de Defesa, Leon Panetta, e o ministro de Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, como continuação da que tiveram os presidentes de ambos os países, diz o comunicado.

Nele, lido pelo porta-voz do Pentágono, George Little, se indica que Panetta informou a Le Drian que o Comando dos EUA na África "apoiará o Exército francês mediante missões de abastecimento em voo enquanto continuarem as operações (militares) no Mali".

Na conversa entre ambos os ministros, assinala o comunicado, também foram abordados planos por parte dos EUA de "transportar tropas de nações africanas, incluindo Chade e Togo, para apoiar as operações internacionais no Mali".

Panetta ressaltou a "firme liderança" da França neste assunto e insistiu nos recentes "sucessos" militares "que forçaram a retirada dos terroristas".

Le Drian, segundo a versão do Pentágono, agradeceu aos EUA o "troca de informação, planejamento e transporte estratégico" de centenas de militares e toneladas de material para a área do conflito.

Panetta e Le Drian trataram igualmente sobre o apoio americano aos esforços da comunidade internacional para "impedir que os terroristas disponham de um refúgio seguro no Mali".

Os dois ministros acertaram se manter em permanente contato enquanto continuarem as "operações agressivas contra as redes terroristas no Mali", conclui o comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos