Tropas francesas e do Chade tomam o controle de Tessalit, no Mali
Tropas francesas, apoiadas por militares chadianos, tomaram nesta sexta-feira (8) a cidade de Tessalit, no extremo nordeste do Mali, uma das últimas povoações de entidade do país que estava ainda em mãos dos grupos fundamentalistas.
Uma porta-voz do Estado-Maior do exército francês explicou à Agência Efe que a operação começou na noite passada com a chegada das forças especiais francesas de paraquedas ao aeroporto, enquanto helicópteros e aviões lhes davam cobertura do ar.
Assim que as forças especiais tomaram o controle do aeroporto, um avião aterrissou ali com aproximadamente 50 soldados franceses suplementares, assinalou a porta-voz.
Paralelamente, chegaram tropas chadianas que saíram pela terra na véspera da cidade de Kidal, da mesma forma que militares franceses que tinham partido de Gao, e que tomaram os pontos estratégicos de Tessalit.
A porta-voz do Estado-Maior não detalhou se aconteceram enfrentamentos com os grupos fundamentalistas, nem se houve mortos ou feridos.
No entanto, informou que entre as 30 decolagens de helicópteros e aviões franceses a noite passada, em 12 houve bombardeios para dar garantias de segurança aos soldados no solo.
Tessalit fica cerca de 200 quilômetros ao norte de Kidal e a cerca de 500 de Gao, aos pés do maciço de Ifoghas, fronteiriço com a Argélia, onde se acredita que tenham se refugiado alguns dos grupos fundamentalistas que nos últimos meses tomaram o controle do norte do Mali.