Sucessão de Hugo Chávez

Capriles: sem recontagem de votos, Venezuela tem "presidente ilegítimo"

Em Caracas (Venezuela)

O candidato opositor à presidência da Venezuela, Henrique Capriles, afirmou nesta segunda-feira que enquanto não forem recontados os votos das eleições de domingo, o país terá um "presidente ilegítimo", em alusão ao chavista Nicolás Maduro.

"Até que seja contado cada voto, (que seja feita uma) auditoria de tudo, há um presidente ilegítimo e denunciamos isso ao mundo", acrescentou, em outra postagem.

"Há um presidente ilegítimo! O povo venezuelano tem o direito de auditar as eleições e que se conheça a verdade", disse em outra mensagem o líder opositor, que obteve 49,07% dos votos, contra 50,66% do candidato chavista, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Depois que o CNE divulgou à noite esse resultado, e que Maduro aceitou que a apuração fosse feita, Capriles anunciou que não vai reconhecer a vitória de seu oponente até que termine a apuração física dos votos de um processo de contagem completamente automatizado.

Apesar disso, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclamará ainda hoje Maduro vencedor das eleições, em um ato que acontecerá por volta das 14h locais (15h30 de Brasília) em sua sede, no centro de Caracas.

Maduro aceitou a apuração manual, embora tenha ressaltado que seu triunfo era "justo, legal, constitucional, popular".

"Bem-vinda a auditoria, já estava estipulada ", disse Maduro em discurso diante de seus seguidores no domingo à noite e apontou que a Venezuela é "o único lugar do mundo" em que se faz auditoria de 54% das urnas em cada eleição.

"Os mais interessados na auditoria somos nós, eu solicito oficialmente ao Conselho Nacional Eleitoral a realização de uma auditoria frente ao país", acrescentou.

Tanto a Organização dos Estados Americanos (OEA) como o governo dos Estados Unidos apoiaram que se revise voto a voto a eleição de ontem, da qual surgirá o sucessor de Hugo Chávez na presidência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos