Patriota reitera expectativa de retorno do Paraguai ao Mercosul após eleições

No Rio de Janeiro

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou neste sábado (20) sua "expectativa" de que o Paraguai possa ser reintegrado ao Mercosul e à Unasul depois das eleições que serão realizadas neste domingo no país.

"Minha expectativa é que o processo eleitoral seja respeitado, mas aguardamos o pleito e as observações para nos certificar", afirmou Patriota em entrevista à "agência Brasil".

O ministro assinalou que antes de tomar uma decisão, os países da região "aguardarão" o relatório sobre as eleições que será preparado pela missão de observadores da Unasul liderada pelo ex-presidente peruano Salomón Lerner, que foi convidado ao país pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.


Sem precisar datas, Patriota disse que "poderia" ser realizada uma reunião da Unasul em nível de vice-chanceleres para decidir os "passos" de uma volta do Paraguai às instituições regionais, das quais foi suspenso em junho de 2012 por causa da destituição do então presidente Fernando Lugo.

"As eleições ocorrem agora, mas a posse (do novo presidente) só será realizada em agosto", especificou Patriota.

Há duas semanas em um discurso no Senado, o chanceler afirmou o Brasil espera que "a ruptura (democrática do Paraguai) seja superada" nas eleições deste domingo.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos