Parlamento britânico decidirá quinta-feira resposta à ataque quimico na Síria

Londres, 27 ago (EFE).- O Parlamento britânico se reunirá nessa quinta-feira (29) em caráter de urgência, interrompendo as férias de verão do hemisfério norte, para discutir uma resposta do Reino Unido ao suposto ataque com armas químicas na Síria, anunciou nesta terça-feira o primeiro-ministro do país, David Cameron.

"Haverá uma clara moção do governo e será realizada uma votação sobre qual será a resposta do Reino Unido aos ataques com armas químicas", disse o chefe de governo em sua conta do Twitter.

Cameron voltou a trabalhar hoje após encurtar suas férias e, logo após retornar ao seu gabinete, solicitou a convocação urgente do Parlamento.

"O presidente da Câmara dos Comuns aceitou minha solicitação de convocar o Parlamento nesta quinta-feira", disse o líder conservador.

O anúncio de Cameron acontece pouco depois que o governo de Londres anunciou hoje que prepara um "plano de contingência" para uma eventual ação militar na Síria em busca de uma resposta "proporcional" ao conflito, que se ajustaria "à legislação internacional".

Um porta-voz de Downing Street revelou também que o Reino Unido poderia adotar uma decisão antes que sejam revelados os resultados da missão da ONU que inspeciona a área próxima a Damasco onde aconteceu o suposto ataque no último dia 21.

"Não foi adotada nenhuma decisão ainda. Continuamos analisando com nossos parceiros internacionais qual deveria ser a resposta adequada, mas, como parte disto, estamos preparando planos de contingência para as forças armadas", explicou o Executivo.

Está previsto que Cameron presida amanhã uma reunião com o Conselho de Segurança Nacional, à qual irão ministros, autoridades militares e membros dos serviços de inteligência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos