Filho de Gaddafi prestará depoimento nesta quinta-feira

De Trípoli (na Líbia)

Seif el Islam, filho do ditador morto da Líbia, Muammar Gaddafi, comparecerá perante o Tribunal de Trípoli (Líbia) nesta quinta-feira (19) para responder por acusações de assassinatos e incitação à violência, informou nesta quarta-feira o procurador-geral Abdelkader Redouan.

Islam, detido na cidade de Zenten (170 km a sudoeste de Trípoli), será levado à capital para prestar depoimento, detalhou o procurador.

O ato será realizado a portas fechadas, mas o público terá acesso ao julgamento, cuja data ainda não foi definida.

Redouan afirmou que, além do filho de Gaddafi, outros 38 acusados pertencentes ao antigo regime comparecerão à mesma sala, pelos mesmos crimes.

O procurador garantiu que a Justiça deve funcionar com normalidade e ressaltou que os acusados terão respeitados os direitos garantidos por lei.

Depois da queda de Trípoli nas mãos de rebeldes e da derrubada do regime totalitário de Muammar Gaddafi em 2011, Islam passou à clandestinidade, foi capturado em 19 de novembro do mesmo ano no sul do país e está detido desde então.

O Tribunal Penal Internacional expediu uma ordem de detenção internacional contra Islam por crimes de guerra e solicitou seu envio a Haia por parte das autoridades líbias para que seja julgado. No entanto, Trípoli rejeitou o pedido com o argumento de que o processo do filho do ditador Gaddafi é um direito do povo líbio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos