Ban Ki-moon se reúne com Fidel Castro em Havana
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu nesta terça-feira com o líder cubano Fidel Castro, anunciou o porta-voz das Nações Unidas, em um encontro em que falaram sobre conflitos internacionais, como a situação na Síria, na República Centro-Africana, no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo.
Eles também conversaram sobre segurança alimentar, proliferação nuclear, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, desenvolvimento sustentável e mudança climática.
Duas das grandes questões que afetam Cuba, o embargo americano e a situação dos direitos humanos na ilha, não apareceram na lista de questões oficialmente discutidas entre Fidel Castro e Ban na nota divulgada pelo porta-voz da ONU, Martin Nesirky.
Nesirky, em declarações por telefone feitas direto de Havana e transmitidas à sala de imprensa da ONU, disse que Ban "em suas reuniões com funcionários do governo cubano, colocou de forma consistente a causa dos direitos humanos".
Também disse que o secretário-geral da ONU "está ciente" das denúncias de prisões e de assédio a opositores cubanos durante a realização da II Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Ban está desde a madrugada de segunda-feira na ilha caribenha convidado para a cúpula, que reuniu nesta terça a maioria dos chefes de Estado e de governo do bloco, que agrupa todos os países do continente americano, exceto Estados Unidos e Canadá.
O secretário-geral da ONU já se reuniu durante na segunda-feira com o presidente de Cuba, Raúl Castro, sem que fossem divulgados os assuntos discutidos nesse encontro.