Dezenas de milhares de pessoas apoiam em Moscou reunificação com Crimeia

Em Moscou

Dezenas de milhares de pessoas, mais de 65 mil segundo o Ministério do Interior da Rússia, realizam nesta sexta-feira (7) uma manifestação no centro de Moscou para apoiar a iniciativa do Parlamento regional da república autônoma ucraniana da Crimeia de se incorporar à Rússia.

O grande comício está ocorrendo ao lado do Kremlin, e os presentes portam bandeiras russas e cartazes com frases como: "Acreditamos em Putin" e "A Crimeia é russa"

A concentração reúne membros de várias organizações civis, militares e partidos políticos como o Rússia Unida, legenda que sustenta o presidente russo, Vladimir Putin.

Protestos são reprimidos com violência na Ucrânia
Protestos são reprimidos com violência na Ucrânia

A Crimeia, que abriga a frota russa no mar Negro, foi parte da Rússia até 1954, quando o então dirigente soviético Nikita Kruschev passou seu controle à Ucrânia.

Após a queda do ex-presidente Viktor Yanukovich, em fevereiro, as populações das regiões sul e leste do país foram às ruas para protestar contra o que consideraram um golpe de Estado. A Rússia, aliada de Yanukovich e com interesses na região, apoia esse movimento. 

A península da Crimeia, de maioria étnica e língua russas e atualmente com um regime de república autônoma da Ucrânia, está sob controle de forças pró-Moscou desde 28 de fevereiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos