Topo

François Hollande se reúne com Fidel Castro durante visita a Cuba

Fidel expressou ao presidente Hollande seu agradecimento por "ser o primeiro chefe de Estado da França a visitar Cuba" - Alex Castro/AP
Fidel expressou ao presidente Hollande seu agradecimento por "ser o primeiro chefe de Estado da França a visitar Cuba" Imagem: Alex Castro/AP

Em Havana (Cuba)

11/05/2015 22h10

O presidente da França, François Hollande, se encontrou nesta segunda-feira (11) em Havana com o líder cubano Fidel Castro, informaram à Agência Efe fontes diplomáticas francesas.

A reunião entre Hollande e o ex-presidente de Cuba, de 88 anos e retirado do poder desde 2006, aconteceu às 15h (horário local, 16h de Brasília) e durou cerca de 40 minutos, de acordo com as fontes.

Fidel Castro e François Hollande sustentaram "um interessante diálogo" sobre os laços históricos entre Cuba e França, segundo informou a emissora de televisão estatal da ilha.

Durante o encontro também passaram em revista importantes temas do cenário internacional e trocaram ideias sobre complexidades e desafios em um clima "cordial e amistoso", de acordo com o canal estatal.

Além disso, o líder da revolução cubana expressou ao presidente Hollande seu agradecimento por "ser o primeiro chefe de Estado da França a visitar Cuba".

Fidel Castro lembrou durante a reunião que entre os primeiros textos que leu quando iniciava seu bacharelado esteve um extenso livro sobre a Revolução Francesa, "embora então não conhecesse nem sequer o valor dos estudos políticos e o complexo mundo que estava por trás das ciências históricas".

Hollande chegou nesta segunda-feira a Cuba, em uma visita que ele mesmo qualificou de histórica por se tratar da primeira viagem à ilha de um chefe de Estado francês e a primeira também de um governante europeu em quase três décadas.

Sua viagem a Cuba acontece em pleno processo de degelo diplomático entre Havana e Washington, um processo ao qual Hollande brindou hoje seu apoio, ao mesmo tempo em que defendeu o fim do embargo dos Estados Unidos sobre a ilha, segundo disse em uma conferência magistral que pronunciou na Universidade de Havana.

Após ser recebido por Fidel Castro, Hollande prosseguiu com sua agenda em Havana com a tradicional oferenda floral ao monumento ao herói cubano José Martí na emblemática praça da Revolução, para em seguida reunir-se com o presidente de Cuba, Raúl Castro.

O presidente da França partirá de Cuba na primeira hora de terça-feira rumo ao Haiti, última etapa da viagem que realizou pelas Antilhas.

A última reunião que Fidel Castro teve com um representante político estrangeiro aconteceu no último dia 3 de maio quando recebeu o chanceler do Japão, Fumio Kishida, que realizou a primeira visita de um ministro de Exteriores japonês à ilha caribenha.