Cruz rebate Trump e diz que pode ser presidente mesmo tendo nascido no Canadá

Em Washington

  • Scott Olson/Getty Images/AFP

    Local de nascimento de Ted Cruz (à dir.) foi tema de discussão com Donald Trump

    Local de nascimento de Ted Cruz (à dir.) foi tema de discussão com Donald Trump

O senador Ted Cruz defendeu nesta quinta-feira (14) no debate de pré-candidatos presidenciais republicanos que pode ser presidente apesar de ter nascido no Canadá e criticou Donald Trump, ao afirmar que o magnata trouxe esse tema à tona porque está caindo nas pesquisas.

Cruz, cujo pai é cubano, disse que é americano de nascimento, pois é filho de uma mãe americana, mesmo tendo nascido no Canadá, algo que abriu as discussões sobre a possibilidade de o senador ser candidato a presidente.

"Trump disse no passado que não via problema que eu tivesse nascido no exterior após consultar seus advogados. Mas, agora, seus números nas pesquisas estão caindo", afirmou Cruz.

O senador, que tem ligeira vantagem sobre Trump em Iowa, o primeiro estado do processo de primárias para vencer a indicação do partido, disse que sua elegibilidade está apoiada por especialistas constitucionais e por precedentes como a candidatura do senador John McCain, em 2008, que nasceu no Panamá.

"Devemos focar em outras coisas, como em quem está preparado para ser o comandante-em-chefe. Não vou seguir conselhos legais de Trump", assegurou Cruz.

Trump disse que decidiu trazer à tona a questão do nascimento de Cruz no Canadá porque teme um processo dos democratas se o senador for escolhido como o candidato republicano para as eleições de novembro.

A troca de acusações entre os favoritos para o caucus de Iowa em fevereiro era um dos pontos mais esperados no debate de hoje.

Trump também garantiu que as últimas pesquisas voltam a estar em seu favor em Iowa, apesar de Cruz ser o favorito para ganhar essa primeira eleição das primárias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos