Topo

Trump é visto como pouco religioso, mas presidente em potencial, diz pesquisa

27/01/2016 15h44

Washington, 27 jan (EFE).- O aspirante à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump, que lidera as enquetes apesar de ser considerado pouco religioso, é uma exceção à regra: os americanos confiam mais em um presidente com o qual compartilham crenças religiosas, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira.

A enquete, realizada pelo Pew Research Center, afirma que apesar de Trump ser o "candidato que é amplamente visto pelos republicanos como um potencial 'bom' ou 'muito bom', não é amplamente considerado uma pessoa religiosa".

Apenas 30% do total dos indagados consideraram o multimilionário uma pessoa religiosa, enquanto, segundo a última pesquisa da emissora "CNN", quatro de cada dez eleitores o apoiam para a indicação presidencial do Partido Republicano.

Concretamente, de 56% de eleitores republicanos que opinaram que Trump seria um "bom" ou "muito bom" presidente, só 17%, "uma substancial minoria" em termos do estudo, consideraram que é uma pessoa religiosa.

Assim, Trump se transforma no sexto no ranking dos candidatos considerados mais religiosos, bem distante do neurocirurgião Ben Carson, o senador pelo Texas Ted Cruz, e o senador pela Flórida Marco Rubio.

Entre os consultados, 68% consideraram que Carson é religioso ou muito religioso, número que chega a 65% no caso de Ted Cruz e a 61% no de Marco Rubio.

Inclusive os candidatos do partido democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton (48%) e o senador por Vermont Bernie Sanders (40%), são considerados mais religiosos que Trump.

Contudo, o Pew Research Center mantém que, como norma geral, "a sabedoria popular sustenta que na política americana alguém que não seja religioso não pode ser eleito presidente".

Mais da metade dos americanos disseram na pesquisa que é "muito importante" (27%) ou "algo importante" (24%) que o presidente compartilhe seus valores religiosos.

No caso de Trump, uma grande maioria dos indagados considerou que o magnata imobiliário não é muito religioso (22%) ou não é em absoluto (37%).

A menos de uma semana do Caucus de Iowa, que marca o início das eleições primárias nos Estados Unidos, Donald Trump lidera as enquetes para ser o candidato republicano a enfrentare o escolhido do Partido Democrata nas eleições de 8 de novembro.