Obama visitará mesquita dos EUA pela primeira vez como presidente

Washington, 30 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará na próxima semana sua primeira visita a uma mesquita do país desde que chegou à Casa Branca, anunciou neste sábado o governo americano em comunicado.

Obama visitará na quarta-feira da semana que começa a Sociedade Islâmica de Baltimore e falará com seus membros sobre tolerância e liberdade religiosa.

"Na quarta-feira, 3 de fevereiro, o presidente viajará para Maryland para visitar a Sociedade Islâmica da mesquita de Baltimore com o objetivo de celebrar as contribuições que os muçulmanos americanos fazem a nossa nação e reafirmar a importância da liberdade religiosa em nosso modo de vida", informaram fontes oficiais.

"O presidente vai fazer uma mesa-redonda com membros da comunidade e dará um discurso, onde reiterará a importância de se manter fiéis a nossos valores fundamentais, acolhendo nossos compatriotas americanos, falando contra intolerância, rejeição à indiferença e proteção da tradição de nossa nação da liberdade religiosa", acrescentou.

A visita faz parte dos esforços de presidente para enfrentar o discurso contra os muçulmanos que estão protagonizando os pré-candidatos republicanos à Presidência, especialmente o magnata Donald Trump, que pediu uma proibição temporária do acesso dos muçulmanos ao país.

Segundo o "Washington Post", a mesquita é a mesma que contou com a presença Adnan Syed, um muçulmano-americano condenado por assassinato cujo caso tem atenção nacional ao ser o tema central da primeira temporada do popular podcast "Serial".

Em abril de 2014, Obama visitou a Mesquita Nacional de Kuala Lumpur dentro de uma viagem pela Ásia e em junho de 2009 foi à mesquita do Sultão Hassan, no Cairo, considerada por egípcios e muçulmanos sunitas como uma das obras-primas da arquitetura mameluca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos