Obama almoça com rainha Elizabeth no castelo de Windsor
Londres, 22 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta sexta-feira ao castelo de Windsor, nos arredores de Londres, para participar de um almoço privado com a rainha Elizabeth II e felicitá-la por seus 90 anos, que completou ontem.
Em meio a um forte dispositivo de segurança, Obama e sua esposa, Michelle, chegaram em um helicóptero americano, que aterrissou nos jardins do castelo, onde Elizabeth II e seu marido, o duque de Edimburgo, os esperavam.
A rainha, que usava um traje azul celeste e tinha a cabeça coberta por um lenço, entrou com o casal Obama em um automóvel que os levou até a entrada do castelo.
O casal Windsor e os Obama almoçarão antes do presidente americano voltar a Londres para se reunir com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, na residência oficial do 10 de Downing Street, onde oferecerão depois uma entrevista coletiva.
Espera-se que Obama reitere perante os jornalistas seu respaldo à permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) próximo do referendo de 23 de junho.
Em artigo publicado no jornal "The Daily Telegraph", Obama -que chegou ontem à noite a Londres- ressaltou que a participação do Reino Unido na UE aumenta o prestígio do país no mundo.
A opinião do presidente dos Estados Unidos sobre o debate europeu representa um respaldo à campanha de Cameron a favor da permanência do país na UE, embora tenha recebido críticas dos partidários do "Brexit" (saída), liderados pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, que considera que Obama não deveria intervir em um assunto do Reino Unido.
Ao se referir aos cidadãos do Reino Unido, Obama afirmou que "deveriam estar orgulhosos que a UE tenha ajudado a estender os valores britânicos e práticas -a democracia, o Estado de direito, a abertura de mercados- em todo o continente e sua periferia".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.