Príncipe Hisahito, 3º na linha de sucessão ao trono japonês, completa 10 anos

Tóquio, 6 set (EFE).- O príncipe Hisahito, terceiro na linha de sucessão ao trono japonês, completou nesta terça-feira (data local) dez anos, uma data marcada pelo crescente debate sobre a necessidade de reformar e modernizar as leis que regem a Casa Imperial.

O filho dos príncipes Akishino (filho mais novo do atual imperador) e Kiko cursa atualmente o quarto ano do ensino básico em um colégio filiado à Universidade de Ochanomizu de Tóquio, segundo a Agência da Casa Imperial.

Hisahito pratica esqui, passeia pelo campo e também cuida junto com suas irmãs mais velhas, as princesas Kako e Mako, de um pequeno arrozal plantado na residência familiar de Tóquio.

Há pouco menos de um mês, seu avô, o imperador Akihito, de 82 anos, se dirigiu em uma transmissão excepcional pela televisão ao povo japonês para comunicar seu desejo de abdicar devido a sua avançada idade.

No entanto, a lei da Casa Imperial, de 1947, não contempla a possibilidade de abdicar, como também a de as mulheres ocuparem o trono do Crisântemo.

Isto fez com que o nascimento de Hisahito em 2006, como primeiro herdeiro nascido em 41 anos fosse um alívio para a classe política japonesa, que se dispunha a iniciar um debate para reformar a norma e permitir que sua prima Aiko, primogênita dos príncipes herdeiros Naruhito e Masako, pudesse assumir o trono.

Além dos aspectos relativos à sucessão, muitos acreditam que é preciso resolver o parágrafo que regula a filiação à família imperial do Japão, visto que as mulheres deixam de pertencer a ela depois que se casam.

Esta situação faz com que o número de membros da família imperial tenha diminuído substancialmente no último século e, no caso de as irmãs e primas de Hisahito se casarem, o deixaria como único representante jovem dentro da instituição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos