Conteúdo publicado há 23 dias
Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Análise: ministério apenas adere ao que PMs já fazem com câmeras corporais

No Análise da Notícia desta terça (28), a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Samira Bueno, afirmou que as diretrizes divulgadas hoje pelo Ministério da Justiça sobre o uso de câmeras corporais apenas aderem ao que as Polícias Militares já fazem atualmente.

Me parece que eles quiseram contemplar os modelos já em curso no Brasil. Essa história do acionamento, por exemplo, pelo próprio policial, é um modelo utilizado pela Polícia Militar de Santa Catarina, que foi a primeiro a implementar no contexto nacional.

Foi uma forma de apaziguar os ânimos junto com as polícias militares de modo geral. Isso tem relação com o governo Tarcísio, mas também tem relação com outras polícias militares que já adotaram ou que estão adotando modelos diversos do de São Paulo.

É importante a gente chamar atenção que a única avaliação que nós temos no Brasil hoje, cujos resultados foram tão positivos na utilização das câmeras, foi justamente o modelo de São Paulo porque tem a gravação ininterrupta.

Samira Bueno destacou uma pesquisa Datafolha que revelou que 88% dos paulistanos são a favor do uso de câmera corporais no uniforme de policiais e, ainda assim o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) quer desmontar o programa com justificativa de reduzir custos.

É curioso no mínimo que o governo desmonte um programa que tem ótimos indicadores, que é aprovado pela população, com o argumento da redução de custos, embora eles não tenham divulgado publicamente nenhum documento que indique de quanto seria essa economia.

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes