Após acordo de paz, Farc começam a entregar explosivos à ONU

Em Bogotá

  • Luis Acosta/AFP

    Presidente da Colômbia e líder das Farc, apertam as mãos após assinatura do acordo de paz

    Presidente da Colômbia e líder das Farc, apertam as mãos após assinatura do acordo de paz

O Alto Comissariado para a Paz da Colômbia, Sergio Jaramillo, confirmou nesta quinta-feira (29) que as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) começaram a entregar explosivos à missão especial da ONU como foi estipulado nas negociações de paz. 

"Tudo isto já começou, isso vai acontecer, e os responsáveis por informar, que são a missão política especial das nações unidas, vai fazê-lo", disse. O comissário não deu detalhes sobre os explosivos entregues, mas a imprensa local informou que as Farc haviam previsto dinamite, pavios, explosivos do tipo ANFO e granadas, entre outros.

Governo e as Farc firmam paz após 52 anos de conflito

Na segunda-feira passada, o governo colombiano e as Farc assinaram um acordo de paz que põe fim a mais de meio século de conflito armado. No entanto, este está condicionado a sua aprovação por consulta popular em plebiscito que será realizado no dia 2 de outubro.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou na segunda-feira que, com a assinatura da paz, se ativou a missão política especial desse organismo para o monitoração e verificação do cessar-fogo e a entrega de armas por parte da guerrilha.

Mulheres das Farc apresentam a moda guerrilheira

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos