Ex-ministro será chefe de equipe negociadora do governo colombiano com o ELN

Bogotá, 23 out (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou neste domingo que o ex-ministro conservador Juan Camilo Restrepo será o chefe da equipe negociadora de seu governo nos diálogos de paz com o Exército de Libertação Nacional (ELN).

"Na próxima quinta-feira, se houver as condições, se instala no Equador a mesa de negociação com o ELN para ter uma paz completa", disse Santos em pronunciamento.

O presidente disse que no curso desta semana informará sobre "este grande passo e quem fará parte da equipe negociadora"

Até agora a cabeça visível do governo nos contatos com o ELN foi o ex-comissionado de paz Frank Pearl, que também foi negociador nos diálogos com as Farc em Havana.

Restrepo foi ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural no governo de Santos, entre 2010 e 2013, e de Fazenda e Crédito Público no de Andrés Pastrana, entre 2000 e 2001.

O chefe negociador do governo com o ELN é economista da Universidade Javeriana, tem uma especialização em direito econômico da London School of Economics (Reino Unido) e é doutor em direito administrativo da Universidade da Sorbone (França).

Além disso, foi embaixador da Colômbia na França e senador pelo Partido Conservador.

O governo colombiano e o ELN anunciaram no dia 10 de outubro o início da fase pública de diálogos de paz em 27 deste mês em Quito. EFE

mlb/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos