Conteúdo publicado há 20 dias
Kennedy Alencar

Kennedy Alencar

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Direita imita Trump com Biden e tenta colar pecha de enferrujado em Lula

No Análise da Notícia desta quarta (29), o colunista Kennedy Alencar afirmou que a direita brasileira tenta adotar a mesma atitude do ex-presidente norte-americano Donald Trump em reação ao atual detentor do cargo, Joe Biden, quando tenta colar o rótulo de "enferrujado" no presidente Lula ao derrubar os vetos do presidente no Congresso.

Mais ou menos como acontece nos Estados Unidos, [a direita brasileira] tenta pregar no Lula uma pecha de fora de forma, enferrujada. O Trump faz isso muito com o Biden lá nos Estados Unidos. Tem uma eleição lá agora em novembro, 5 de novembro. E agora, prematuramente, porque a eleição no Brasil vai ser só em 2026. Kennedy Alencar, colunista do UOL.

Kennedy destaca que a decisão do Congresso em manter o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a criminalização de fake news e a derrubada do veto às "saidinhas" é uma derrota civilizatória e uma ameaça à democracia.

No Congresso Nacional, o que a gente viu foi a direita —não é só extrema-direita, não— a gente viu a direita. Foram 317 votos para aprovar uma proposta de emenda constitucional; 317 votos a favor de não criminalizar a mentira em massa. Esse Congresso é defensor da mentira em massa, é exatamente isso que a gente tem.

Quando há uma questão como em relação às fake news e ao fim da saidinha, é uma derrota civilizatória, é uma ameaça à democracia. Agora, é também derrota do Lula, é ele que está no poder, é ele que é presidente da República. Não adianta tapar o sol com a peneira, é da sociedade também, é da sociedade e é da democracia. Por isso que é tão preocupante.

Kennedy ressalta que os parlamentares que se classificam como centro ou de direita votam no Congresso com a extrema direita.

O Lula enfrentou o Bolsonaro em 2022. Havia ali uma clara ameaça à democracia, porque a gente viu o que aconteceu no 8 de janeiro de 2023. E aí quando fala do Centrão ou de uma direita não bolsonarista ou de uma de uma direita democrática na hora H ela vota com a extrema direita. Kennedy Alencar, colunista do UOL.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes