Topo

Polícia romena encontra 48 refugiados iraquianos escondidos em caminhão

31/12/2016 11h35

Viena, 31 dez (EFE).- As autoridades da Romênia encontraram 48 refugiados iraquianos, entre eles 17 menores de idade, escondidos em um caminhão procedente da Bulgária que oficialmente transportava barras de chocolate.

Segundo um comunicado da polícia romena divulgado pela agência "Mediafax", o descobrimento do tráfico ilícito de pessoas aconteceu na noite de sexta-feira na passagem fronteiriça do porto Giurgiu, no rio Danúbio, durante uma inspeção conjunta dos guardas de fronteira de Romênia e Bulgária.

"A equipe conjunta realizou um controle minucioso" do caminhão após detectar que emanava valores de dióxido de carbono (CO2, gás exalado pelos seres humanos) "superiores ao normal", afirma a nota.

Durante a inspeção no compartimento de carga, foram encontrados 22 homens, 9 mulheres e 17 menores, todos cidadãos do Iraque, com idades entre poucos meses e 45 anos.

Segundo os documentos do veículo, a carga consistia em caixas com barras de chocolate enviadas da Bulgária para uma empresa na Hungria, país ao qual queriam chegar os refugiados, segundo declararam à polícia.

Os imigrantes e o motorista do caminhão, um búlgaro de 42 anos, foram colocados à disposição da polícia fronteiriça búlgara, onde estão sendo interrogados.