Topo

Trump dá início a cerimônia de posse com homenagem ao soldado desconhecido

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e seu vice, Mike Pence, colocam coroa de flores diante do Túmulo do Soldado Desconhecido, no Cemitério Nacional de Arlington, Virgínia, marcando o início das cerimônias de posse presidencial  - Evan Vucci/AP
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e seu vice, Mike Pence, colocam coroa de flores diante do Túmulo do Soldado Desconhecido, no Cemitério Nacional de Arlington, Virgínia, marcando o início das cerimônias de posse presidencial Imagem: Evan Vucci/AP

Em Washington

19/01/2017 19h31

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou nesta quinta-feira (19) a agenda de atos oficiais de sua posse depositando uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido no cemitério militar de Arlington (Virgínia).

Trump foi com sua esposa Melania (vestida de preto e com grandes óculos de sol) a uma cerimônia que tradicionalmente serve de abertura dos atos oficiais das posses presidenciais, que amanhã ao meio-dia oficializará o início do mandato do 45º presidente dos EUA.

Sob um entardecer relativamente ensolarado em Washington, Trump esteve também acompanhado de seus filhos Ivanka, Tifanny, Donald Jr. e Eric e suas respectivas famílias.

O presidente eleito Trump e seu vice-presidente, Mike Pence, colocaram a coroa de flores de maneira solene e em silêncio em cerimônia na qual se renderam honras militares.

A cerimônia serve como lembrança das vítimas de todas as guerras americanas e homenagem às famílias dos veteranos, algo que Trump tentou pôr no centro de sua campanha desde o início de sua corrida rumo à Casa Branca como candidato republicano.

O cemitério de Arlington, criado em 1860 e que fica em uma colina em frente à cidade de Washington, é o lugar de descanso dos restos mortais de 400.000 soldados americanos e de outros 11 países e é visitado anualmente por cerca de quatro milhões de pessoas.

Além disso, o cemitério é o lugar onde descansam os restos do presidente John Fitzgerald Kennedy.

Após a breve cerimônia de hoje, Trump se dirigirá a um concerto no monumento ao presidente Abraham Lincoln, um dos lugares mais icônicos em um dos extremos da esplanada do National Mall, no centro de Washington.

Ali terá seu primeiro contato com o público nesta posse que terá seu momento central amanhã no juramento do cargo na escadaria do Capitólio.