EUA divididos: 44% aprovam e 48% desaprovam governo Trump
Uma pesquisa divulgada neste domingo (26) pela emissora "NBC" e pelo jornal "The Wall Street Journal" aponta que 44% dos americanos aprovam a gestão de Donald Trump desde que chegou à Casa Branca, no dia 20 de janeiro.
A consulta, feita por telefone a mil adultos entre 18 e 22 de fevereiro, indica que 48% desaprovam o trabalho de Trump como presidente até o momento, e que 8% declaram estarem "seguros" a respeito.
De acordo com os pesquisadores, o índice de aprovação líquido do republicano (-4) o transforma no único presidente da história moderna dos Estados Unidos a começar seu mandato com margem negativa.
Trump se distancia muito de seu antecessor na Casa Branca, o democrata Barack Obama, que iniciou sua presidência em 2009 com um índice de aprovação líquido de 34%.
Além disso, 32% dos entrevistados acreditam que o republicano demonstrou em seu primeiro mês na presidência não estar apto a exercer o cargo, enquanto 30% consideram que Trump teve um "grande começo".
Outros 24% afirmam que teve um "começo variado", e 14% opinam que o início de seu mandato foi "ruim".
A pesquisa, que tem uma margem de erro de 3,1%, é divulgada dois dias antes de Trump se apresentar a uma sessão conjunta do Congresso americano para expor suas prioridades legislativas e governamentais.
O primeiro mês de Trump no poder foi marcado por seus polêmicos decretos, como o veto temporário a cidadãos de sete países de maioria muçulmana --atualmente bloqueado nos tribunais--, o caos de seu governo e seus constantes ataques à imprensa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.