Catalunha envia memorando a embaixadas em defesa de referendo

Barcelona (Espanha), 10 jun (EFE).- As autoridades da região autônoma da Catalunha enviaram neste sábado um memorando a embaixadas e governos estrangeiros em defesa do referendo de independência, que consideram "legítimo" e representa uma "oportunidade" para encerrar o "passado autoritário" da Espanha.

Os independentistas que governam a Catalunha anunciaram ontem que têm a intenção de realizar em 1º de outubro um referendo de independência, enquanto o governo da Espanha deixou claro que adotará todas as medidas necessárias para impedi-lo por considerá-lo ilegal.

No texto mencionado, o governo catalão garantiu que gostaria de marcar a data da consulta após um "acordo" com o Executivo espanhol, mas lamentou que este não tivesse "vontade" de "fazê-lo".

Por isso, as instituições da Catalunha consideram que o "único caminho possível" para que a região possa decidir sobre seu futuro político é através do voto dos cidadãos desse território.

"Uma decisão tão importante não pode estar condicionada por uma interpretação partidária da Constituição. Votar não pode ser, sob qualquer circunstância, um ato ilegal", acrescentaram as autoridades catalãs no memorando.

O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, defendeu neste sábado a força da população para desenvolver o processo de independência e advertiu que, enquanto a Justiça tem o poder de desabilitar os políticos, "não poderá sequer fazer cócegas em todo um povo mobilizado".

Por outro lado, o governo espanhol e o Tribunal Constitucional se opõem sistematicamente a esse referendo porque, segundo eles, as leis nacionais o impedem.

O Executivo espanhol voltou a repetir ontem que recorrerá judicialmente "a todas e cada uma das tentativas" que representem "um desafio" ao Estado de Direito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos