Topo

Conselho de Segurança ONU votará na próxima semana resolução sobre Jerusalém

16/12/2017 20h50

Nações Unidas, 16 dez (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU analisará na próxima semana um projeto de resolução para tornar sem efeito legal qualquer declaração de Jerusalém como capital de Israel, informaram neste sábado fontes diplomáticas.

O projeto, apresentado pelo Egito, não deve ser aprovado pelo principal órgão de decisões da ONU, já que os Estados Unidos, que reconheceu Jerusalém como capital de Israel, tem direito a veto.

Segundo as fontes consultadas pela Agência Efe, a resolução, que não cita os EUA, determina que qualquer decisão sobre o status de Jerusalém não deve ter efeitos legais, tornando-se nula e sem validade.

O documento também pede que os países-membros da ONU se abstenham de estabelecer missões diplomáticas em Jerusalém, como anunciou o governo de Donald Trump, que quer mudar a embaixada do país em Israel de Tel Aviv para a cidade santa.

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá na segunda-feira para a revisão mensal dos conflitos no Oriente Médio, incluindo a questão entre Israel e Palestina, ainda não há certeza se o projeto de resolução será avaliado neste dia ou no seguinte.

Os rumores sobre uma resolução nesse sentido começaram na última quarta-feira, mas a representação do Japão, que preside o Conselho de Segurança neste mês, disse não ter recebido nenhum projeto.

A ONU defende que o status da cidade deve ser decidido em um acordo de paz entre israelenses e palestinos, mas as negociações estão travadas há anos.