Trump receberá presidente cazaque neste mês para falar sobre Afeganistão

Washington, 9 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá no próximo dia 16, na Casa Branca, o mandatário do Cazaquistão, Nursultan Nazarbaev, para abordar a situação no Afeganistão e falar sobre o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, anunciou em um comunicado os detalhes da visita de Nazarbaev e afirmou que, durante o encontro, os dois líderes debaterão sobre diferentes maneiras para fortalecer e melhorar sua "parceria estratégica" sobre questões de segurança regional e cooperação econômica.

"Os presidentes também discutirão a liderança do Cazaquistão em vários desafios internacionais, especialmente no Afeganistão", disse Sarah, se referindo especificamente ao papel que o Cazaquistão pode desempenhar como presidente este mês do Conselho de Segurança da ONU.

De acordo com a porta-voz, Trump e Nazarbaev também estão planejando abordar o "legado" da parceria bilateral entre os Estados Unidos e Cazaquistão em temas relacionados com as armas de destruição em massa e, especialmente, com políticas para evitar a proliferação de armas nucleares.

A visita de Nursultan Nazarbaev aos EUA coincide com o início da presidência do Cazaquistão no Conselho de Segurança da ONU, um período em que o país procura abordar questões como a situação do Afeganistão ou a não proliferação nuclear.

O Conselho de Segurança da ONU, presidido pelo ministro das Relações Exteriores cazaque, Kairat Abdrakhmanov, realizará no próximo dia 19, um debate ministerial sobre o fortalecimento das relações entre o Afeganistão e a Ásia Central.

No dia anterior, o Conselho debaterá sobre a não-proliferação de armas nucleares, em uma reunião presidida por Nazarbaev.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos