Merkel incluirá novos nomes no governo, entre eles um crítico à sua política

Berlim, 25 fev (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, incluirá em seu próximo governo quatro novos nomes, dos seis que a União Democrata-Cristã (CDU) designará na grande coalizão, entre eles Jens Spahn, representante da ala mais crítica à política da líder do partido.

Merkel anunciou neste domingo a lista dos seus designados para integrar o próximo governo, após a reunião da cúpula do CDU e à espera de que amanhã os líderes do partido deem sua aprovação ao pacto de governo no congresso que será realizado em Berlim.

O nome de maior destaque na lista é o de Spahn, de 37 anos, que foi nos últimos meses uma das vozes mais críticas do partido e reivindicou reiteradamente à chanceler um perfil mais conservador.

Segundo os planos de Merkel, Spahn será o futuro ministro da Saúde na próxima grande coalizão entre o seu bloco conservador e o Partido Social-Democrata (SPD).

Os únicos antigos ministros do CDU que serão mantidos no próximo gabinete serão a titular de Defesa, Ursula von der Leyen, e o até agora ministro da Chancelaria, Peter Altmaier, figura de confiança de Merkel, que assumirá a pasta de Economia.

Os outros três novos designados pelo CDU para o próximo governo, além de Spahn, serão a vice-presidente do partido, Julia Klöckner, que ocupará o Ministério da Agricultura; Helge Braun, no da Chancelaria, e Anja Karliczek, no de Educação e Pesquisa.

Merkel já havia adiantado que na designação dos novos ministros iria procurar uma combinação entre pessoas com experiência e novas incorporações, assim como uma distribuição equilibrada entre as diferentes correntes de seu partido.

Encontrar essa composição "não foi fácil", admitiu a chanceler, que mencionou as "dolorosas renúncias" de antigos colaboradores, entre eles o ministro do Interior, Thomas de Maizière, cuja pasta agora corresponderá à União Social-Cristã de Baviera (CSU), partido irmanado à CSU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos