Topo

Seul diz que Pyongyang tem vontade de dialogar com Washington

25/02/2018 09h43

Seul, 25 fev (EFE).- A Coreia do Norte tem "vontade suficiente de dialogar com os Estados Unidos", disse neste domingo o general Kim Yong-chol, um funcionário do alto escalão do regime norte-coreano, ao presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, informou presidência sul-coreana.

Os comentários do representante de Pyongyang, responsável pelas relações intercoreanas, aconteceram durante uma reunião entre o presidente Moon e a delegação norte-coreana presente na cerimônia de encerramento dos Jogos de Inverno de PyeongChang.

No encontro de uma hora de duração, Moon insistiu sobre a necessidade de haver um diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte em um futuro próximo, o que servirá também para melhorar as relações entre Pyongyang e Seul, explicou o escritório presidencial em comunicado.

Neste sentido, Seul afirmou que "a delegação norte-coreana também se mostrou de acordo quanto às relações entre a Coreia do Norte e os EUA terem que se desenvolver de maneira conjunta com a relação entre as duas Coreias" e apontou que Pyongyang "tem vontade suficiente de manter um diálogo com os EUA".

Durante o encerramento dos Jogos de Inverno na Coreia do Sul estavam presentes as comitivas enviadas por Pyongyang e Washington, lideradas, respectivamente, pelo general Kim Yong-chol e Ivanka Trump, filha e assessora do presidente americano, Donald Trump.

Ambas as partes se mostraram inicialmente contrárias a um encontro durante o evento olímpico, e na amanhã de hoje os veículos de imprensa estatais de Pyongyang apontaram que a Coreia do Norte não dialogaria de forma direta com o governo Trump "nem em 100 ou 200 anos".

Os Jogos de Inverno serviram para uma histórica aproximação entre as duas Coreias e, neste cenário, Seul insistiu que também pretende uma distensão entre Pyongyang e Washington.