Pyongyang e Washington seguem com novas reuniões na fronteira intercoreana

Seul, 30 mai (EFE).- Representantes da Coreia do Norte e Estados Unidos continuam, nesta quarta-feira, suas reuniões na fronteira intercoreana para concretizar a agenda em relação com a cúpula de Cingapura em torno da desnuclearização do regime.

As duas delegações, que se reuniram no lado norte da fronteira intercoreana pela primeira vez no último domingo, "planejam realizar mais reuniões nesta semana", confirmou à Agência Efe, um porta-voz da embaixada americana em Seul, mesmo com a previsão de que os encontros fossem encerrados ontem.

O comboio que transportava a equipe de negociação dos EUA cruzou a ponte que dá acesso à Zona de Segurança Conjunta (JSA) por volta das 9h (horário local, 22h de terça-feira em Brasília), segundo informou a agência sul-coreana de notícias "Yonhap".

A delegação dos EUA é comandada por Sung Kim, que é embaixador na Filipinas e foi delegado de Washington nas conversas sobre o programa nuclear de Pyongyang da década passada.

Sung é considerado o diplomata americano com maior conhecimento do regime norte-coreano e de seus arsenais de armas.

Ele é acompanhado pela diretora para a Coreia do Conselho de Segurança Nacional, Allison Hooker, e o secretário-assistente de Defesa para a Ásia Pacífico, Randall Schriver.

A representação norte-coreana está liderada pela vice-chanceler norte-coreana, Choe Son-hui, que já participou das duas rodadas anteriores de negociações nucleares com Washington.

As duas equipes negociadoras tentam estabelecer uma agenda para garantir que a cúpula prevista para o dia 12 de junho, em Cingapura, entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, possa finalmente acontecer, depois que o próprio americano desse por cancelada a reunião e recuasse depois.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos