Topo

Trump alerta UE sobre imigração, pois "está tomando o controle"

12/07/2018 10h40

Bruxelas, 12 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu nesta quinta-feira que a União Europeia (UE) deve prestar atenção ao fenômeno migratório, porque a imigração está "tomando o controle" da Europa.

"A UE deve prestar muita atenção, porque a imigração está tomando o controle da Europa", indicou Trump em entrevista coletiva durante a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas, na Bélgica.

O presidente americano mencionou a questão migratória quando foi questionado sobre a visita que inicia hoje ao Reino Unido após participar da cúpula da Aliança e, mais concretamente, pelos protestos previstos em Londres contra ele.

"Está bem", comentou sobre as manifestações convocadas e acrescentou que "eles gostam muito de mim no Reino Unido, eu acho que eles concordam comigo sobre imigração".

"A imigração é um dos meus pontos fortes", disse Trump. "Provavelmente, pelo menos parcialmente, ganhei as eleições pela imigração", acrescentou o presidente americano em referência ao pleito que o levou ao poder em 2016.

Trump também chamou atenção para "o que está acontecendo na Itália: Giuseppe (Conte, o primeiro-ministro do país) ganhou as eleições por uma forte política migratória", disse sobre o chefe do governo italiano, que não concorreu nas eleições, mas foi proposto pelos líderes do Movimento Cinco Estrelas (M5S) e do partido de extrema-direita Liga (antiga Liga Norte).

Sobre as negociações para a saída do Reino Unido da UE, Trump disse que esteve "lendo muito" sobre o assunto nos últimos dois dias.

"Agora não sei o que está acontecendo com as negociações, quem sabe", comentou.

Trump afirmou que não tem uma mensagem sobre o Brexit porque não cabe a ele "dizer o que o Reino Unido tem que fazer".