Topo

Morre Thorvald Stoltenberg, diplomata norueguês e ex-titular da Acnur

16/07/2018 10h35

Genebra, 16 jul (EFE).- A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) informou nesta segunda-feira que seu ex-comissário Thorvald Stoltenberg, pai do ex-primeiro-ministro da Noruega e atual secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Jens Stoltenberg, morreu no último dia 13 em Oslo.

"(Thorvald) Stoltenberg foi um pacificador, um humanitário e um internacionalista", disse o atual responsável da Acnur, o italiano Filippo Grandi, através de um comunicado.

"Durante sua ilustre carreira como homem de Estado e como diplomata, (Thorvald) fez grandes contribuições para a paz", acrescentou Grandi.

Thorvald Stoltenberg ocupou o cargo de alto comissário para os refugiados em 1990, e supervisionou várias operações de repatriação, sobretudo na América Central.

No entanto, em novembro do mesmo ano, renunciou ao cargo para retomar sua posição como ministro das Relações Exteriores da Noruega.

Thorvald foi ministro das Relações Exteriores da Noruega em dois períodos, entre 1987 e 1989 e entre 1990 e 1993, e também ocupou a pasta de Defesa entre os anos de 1979 e 1981, como parte de Executivos comandados pela ex-premiê Gro Harlem Brundtland.

Em maio de 1993, durante o período mais crítico da Guerra da Bósnia, Thorvald retornou às Nações Unidas como representante especial do secretário-geral na antiga Iugoslávia.