Topo

Lula, Temer, Obama, Merkel, Putin - autoridades homenageiam Kofi Annan

Kofi Annan morre aos 80 anos

AFP

EFE*

18/08/2018 12h14

A morte do ex-secretário-geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz de 2001, Kofi Annan, na madrugada deste sábado (18), despertou a reação de organismos internacionais e autoridades em todo o mundo.

Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, expressou neste sábado sua profunda tristeza pela morte do ex-secretário-geral da ONU, a quem qualificou de "destacado estadista a serviço da comunidade internacional".

Leia também:

"Com suas ideias, suas honestas convicções e seu carisma, Kofi Annan foi fonte de inspiração para mim e para muitos outros" e em seus nove anos como secretário-geral da ONU marcou esta organização como nenhuma outra pessoa, afirmou Merkel em comunicado.

Segundo a chanceler, "permanecerá indelével seu compromisso inquebrantável com a paz, a segurança, o desenvolvimento e os direitos humanos". Merkel disse conservar na memória como "valiosos" os encontros e conversas com Annan, que "sabia entusiasmar" e que por isso era "um exemplo particularmente para os jovens no mundo todo".

"Na época atual, na qual a busca comum para soluções a problemas globais é mais urgente do que nunca, é triste não contar com a voz de Kofi Annan", disse.

Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou  a sabedoria e a coragem do ganês Kofi Annan, que morreu aos 80 anos de idade. "Tive a sorte de conhecer pessoalmente Kofi Annan. Admirava sinceramente sua sabedoria e coragem, sua capacidade para tomar decisões inclusive nas situações mais críticas e difíceis", afirmou Putin em mensagem de condolências.

Na mensagem enviada ao atual secretário-geral da ONU, António Guterres, o presidente russo lembrou que Annan liderou a organização "em um momento complicado".

Contudo, acrescentou, fez muito para cumprir com os objetivos das Nações Unidas na hora de reforçar o papel central nos assuntos internacionais".

"Especialmente significativa foi a contribuição ao aumento do potencial pacificador da ONU e também à regulação de uma série de conflitos regionais", aponta.

Além disso, ressaltou que a lembrança de Annan, a quem qualificou de "magnífica pessoa" e "grande político", permanecerá "sempre no coração dos russos".

Putin, que chegou ao Kremlin em 2000 quando Annan já estava há três anos à frente da ONU (1997-2006), lembrou que o trabalho do diplomata ganês foi justamente reconhecido pela comunidade internacional com a concessão do Nobel.

Barack Obama

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama destacou "a integridade, a persistência e o otimismo" de Annan. Em comunicado divulgado nas redes sociais, Obama lembrou que ele foi "um diplomata e humanista que incorporou a missão das Nações Unidas como poucos".

"Muito após ter rompido barreiras, Kofi nunca interrompeu a sua busca de um mundo melhor, e teve tempo para motivar e inspirar a geração seguinte de líderes", ressaltou o ex-presidente americano, que concluiu a nota com condolências à família do diplomata.

Os parentes informaram a morte de Kofi Annan pelo Twitter. De acordo com o comunicado, o ex-secretário-geral da ONU era tratado de uma doença em um hospital da Suíça, sem oferecer mais dados.

Líder da ONU entre 1997 e 2006 e Prêmio Nobel da Paz de 2001, Annan se manteve em atividade até os últimos dias de vida, comandando a delegação da ONG The Elders, fundada por Nelson Mandela, que visitou o Zimbábue durante o processo eleitoral no final de julho.

Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também divulgou nota em seu site oficial. Lula lembrou que Kofi Annan foi o "primeiro negro a assumir o comando da ONU". "Annan deixa um legado de luta contra a desigualdade no mundo. Pessoalmente, tive a felicidade de ser presidente durante seu mandato e pude testemunhar sua dedicação para a harmonia e diálogo entre os povos. Minha solidariedade especialmente ao povo africano pela triste perda de um líder inspirador, que será para sempre lembrado por sua jornada pela paz."

Michel Temer

O presidente brasileiro, Michel Temer, também lamentou a morte do ex-secretário-geral das Nações Unidas por meio de sua conta no Twitter: “Annan deixa exemplo maior de dedicação às causas da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos. Nossas condolências à família.”

*Com Agência Brasil