Topo

Colômbia denuncia incursão militar venezuelana em seu território

21/08/2018 15h45

Bogotá, 21 ago (EFE).- A Colômbia denunciou nesta terça-feira que dois helicópteros e cerca de 30 militares venezuelanos entraram em seu território no último domingo, o que considera "uma violação da soberania".

Os dois helicópteros estavam identificados com as siglas da Guarda Nacional Bolivariana (GNB, polícia militarizada) e os militares, pertencentes à Força Armada Nacional Bolivariana da Venezuela, desembarcaram em uma área conhecida como Vetas de Oriente, no município fronteiriço de Tibú, departamento de Norte de Santander, detalhou a Chancelaria em comunicado.

Após a incursão e por instruções do presidente colombiano, Iván Duque, a Chancelaria apresentou na embaixada da Venezuela em Bogotá "uma nota expressando o mais enérgico protesto".

A nota foi enviada "em virtude do relatório sobre os fatos que deram conta de que efetivamente foi evidenciada uma incursão militar não autorizada" em território colombiano.

A incursão acontece em um momento de particular tensão entre os dois países, depois que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou o ex-mandatário colombiano Juan Manuel Santos de ser o autor intelectual do suposto atentado que sofreu no último dia 4, quando dois drones explodiram perto dele em um ato militar.

Em agosto do ano passado, a Câmara de Representantes da Colômbia pediu que o governo denunciasse a Venezuela no Conselho de Segurança da ONU pelas violações à soberania nacional colombiana.

Até esse momento, tinham sido apresentadoa pelo menos quatro incursões militares venezuelanas em território colombiano.

O incidente mais grave tinha ocorrido nesse mesmo mês, quando o governador da Guajira, Weildler Guerra, denunciou que pelo menos 20 integrantes da GNB entraram no município de Paraguachón, onde permaneceram por cerca de dez minutos.