Topo

Corpo de George H.W. Bush parte para Washington para ser homenageado

2018-12-03T15:39:00

03/12/2018 15h39

Austin (EUA), 3 dez (EFE).- O caixão com os restos mortais do ex-presidente George H.W. Bush (1989-1993) partiu nesta segunda-feira do aeroporto militar de Ellington Field, em Houston, a bordo do avião presidencial, conhecido como Air Force One, com destino à capital do país para que o público possa se despedir.

Em Washington, o corpo do 41º ex-presidente dos Estados Unidos será colocado sob a cúpula do Capitólio e permanecerá acessível para permitir que os cidadãos ofereçam suas condolências.

A previsão é que o caixão chegue ao Capitólio por volta de 17h (horário local, 20h de Brasília), onde será recebido por um comitê integrado pelos líderes da Câmara dos Representantes e do Senado tanto do Partido Democrata como do Republicano.

O velório abrirá as suas portas ao público a partir de 19h30 de hoje (22h30) e as fechará na quarta-feira às 7h (10h), já que nesse mesmo dia acontecerá a cerimônia oficial de funeral de Estado.

A cerimônia contará com a presença do presidente Donald Trump e da primeira-dama, Melania, assim como de outros ex-governantes e personalidades destacadas da vida pública americana.

Depois, o caixão de Bush pai, como era conhecido para diferenciar-lhe de seu filho, o também ex-presidente George W. Bush (2001-2009), será levado a Houston de novo para receber o último adeus da sua família.

Na manhã da quinta-feira será realizada na cidade texana uma cerimônia privada na Igreja Episcopal de St. Martin, local que ele e sua mulher, a ex-primeira-dama Barbara Bush, falecida em abril deste ano, frequentavam assiduamente.

O corpo de George H.W. Bush descansará junto ao "amor da sua vida", como ele definia sempre Barbara Bush, na Biblioteca Bush, situada na cidade de College Station, a 160 quilômetros de Houston.

Mais Internacional