Escalada de tensão entre Índia e Paquistão preocupa ONU
O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos expressou hoje preocupação com o aumento das tensões entre Paquistão e Índia após o atentado que matou 42 policiais indianos no distrito de Pulwama, na Caxemira.
"Esperamos que a escalada de tensões entre os dois países vizinhos, dotados de armamentos nucleares, não signifique um aumento da insegurança na região", destacou em entrevista coletiva o porta-voz do escritório da ONU, Rupert Colville.
A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, condenou o ataque ocorrido na última quinta-feira, o pior registrado na Caxemira nos últimos 30 anos, e os confrontos armados posteriores que mataram nove pessoas, entre elas cinco soldados indianos e um civil.
Colville disse que a ex-presidente do Chile está preocupada com as informações que o ataque de Pulwama está sendo usado como justificativa para ameaçar e atacar comunidades muçulmanas em diferentes partes da Caxemira e também no restante da Índia.
As tensões históricas entre Índia e Paquistão cresceram nos últimos dias depois de Nova Délhi acusar Islamabad de apoiar o grupo terrorista Jaish-e-Mohammed, que reivindicou a autoria dos ataques contra os policiais indianos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.