Topo

Coreia do Norte se queixa à ONU por apreensão de cargueiro pelos EUA

18/05/2019 07h54

Seul, 18 mai (EFE).- A Coreia do Norte enviou uma carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para queixar-se da apreensão do cargueiro Wise Honest, efetuada pelos Estados Unidos, e pedir-lhe mediação urgente no caso, informaram neste sábado meios de comunicação de Pyongyang.

A carta, assinada pelo representante norte-coreano na ONU, Kim Song, classifica a apreensão realizada no último dia 9 de "ilegal e degradante" e como "um ato que infringe a soberania", segundo a agência estatal do regime "KCNA".

Pyongyang considera que este ato "demonstra claramente que os Estados Unidos são um país gângster que não se importa em nada com as leis internacionais", destaca a carta, na qual o representante norte-coreano também solicita a intervenção de Guterres neste assunto.

Concretamente, lhe pede "urgentes medidas como forma de contribuir para a estabilidade da península coreana e de provar a imparcialidade das Nações Unidas".

Os EUA apreenderam a embarcação Wise Honest por violar sanções americanas e da ONU impostas ao regime por conta dos seus testes de armas.

A apreensão do cargueiro e a reivindicação de Pyongyang acontecem em um momento marcado pelos recentes lançamentos de mísseis por parte do regime norte-coreano após 17 meses sem realizar nenhum teste de armas, uma medida para pressionar Washington em pleno estancamento do diálogo sobre desnuclearização após a cúpula de Hanói.

O Wise Honest, apreendido primeiro pela Indonésia perto da sua costa em abril de 2018 e que o mantinha desde então, é um dos principais cargueiros da Coreia do Norte e, segundo as autoridades americanas, era empregado para "transportar de maneira ilícita carvão procedente da Coreia do Norte e maquinaria pesada com destino à Indonésia". EFE